terça-feira, 1 de novembro de 2005

Futebol, o Moderno “Circo Romano” Português!

Tema recorrente neste país é o futebol.
O gosto por desporto é algo que sempre tive, mas a expressão desporto, no nosso país, tem uma conotação muito própria, senão pensem nos chamados “jornais desportivos”. Temos 3 diários, fantástico! O problema é só um, de desportivos têm praticamente só a designação, a temática abordada em quase a totalidade de suas páginas é só uma, o futebol, exceptuando uma meia dúzia de páginas que se destinam às chamadas modalidades amadoras.



Mas o que me deixa mais perplexo é a quantidade de dinheiro que este desporto envolve, com salários verdadeiramente inacreditáveis que são pagos aos seus agentes (e que quando não são pagos também criam um verdadeiro espectáculo!!! Era bom que o mesmo acontecesse com todas as empresas que têm salários em atraso).
E quem paga todo este fenómeno? Bom pelo menos aqui o futebol é democrático, pagam todos o mesmo! Será???
O bilhete de um jogo custa o mesmo caso se vá para uma determinada bancada, tenha muito ou pouco dinheiro! Certo, só que muita da gente que faz com que esta máquina funcione são os desgraçados que têm poucos rendimentos e que sofrem na pele a actual crise, e que canalizam muito do pouco que têm para os agentes que atrás referi! Ou será que já existe um “passe social” para o futebol??

Enquanto se fala de futebol, o povo não pensa no resto, bem ao estilo do “Circo Romano”!!!

Sem comentários: