sábado, 22 de outubro de 2005

Desburocratizar em Portugal – A Loja do Cidadão

Pois é meus amigos, tive mais uma experiência fantástica do que é simplificar processos no nosso país.
A Loja do Cidadão foi apresentada desde muito cedo como um modelo daquilo que se tornaria a administração pública portuguesa no futuro!
Pois muito bem, a ideia é boa! Só que a prática está a conduzir que mesmo estes espaços tenham práticas similares às restantes instituições públicas.
Isto porque tentando a renovação do B.I. na Loja do Cidadão de Braga cedo de deparei com um dilema aquando da minha chegada, a máquina que dispensa as senhas dizia:

RENOVAÇÃO DE B.I. SENHAS A e C.


Pensei eu que como os números para o atendimento A já eram bastante elevados o melhor seria tirar a C. Puro engano!!!

Depois de esperar um pouco que os funcionários acabassem de limpar os carimbos (garanto que é verdade), e as suas mãos, uma funcionária olhou para mim com ar espantado e perguntou: “tem a senha A?”, ao que foi explicado o que descrevi superiormente. A resposta foi que “é obvio que tem de tirar as 2 senhas: a A para comprar os impressos e a C para ser atendido aqui, depois de ter comprado os impressos!!!”. Ao que retorqui que não tinha visto qualquer aviso nesse sentido, a resposta foi que a responsável pela área entendia que não seria necessário!!!

Comentários para quê? O português adivinha!!!!!

Permitam-me uma pequena sugestão: para simplificar processos, o sector C de atendimento, poderia vender os seus próprios impressos???? Ou será isso muito complicado????

4 comentários:

gaja disse...

COMPLICADO?? é, então não é? xiiii, imagina a só a trabalheira!!

AdoMarrocos disse...

Meu deus...

AdoMarrocos disse...

Volto a dizer: Meu Deus...

AdoMarrocos disse...

E por fim: mas que parvoice...estamos num país de tristes...